sábado, 8 de setembro de 2012

7 de Setembro na Vila de Jenipapo.



      Às  8:00 hs da  manhã  houve  o  hasteamento  da bandeira  e a execução do Hino Nacional.
     À tarde no horário das 16:00  hs realizou-se na frente do posto de saúde um simples momento cívico,com a execução dos hinos: Nacional, da Independência, da Bandeira, de Pernambuco e de Sanharó(o hino de Sanharó foi cantado por: Giulia Sophier uma criança de 4 anos caracterizada de abelha o símbolo do nosso município). 

       A  apresentação  teve como objetivo tentar reforçar a identidade  e a valorização da história do povo brasileiro,registrando através da cultura : “O presente para que a memória não se perca”, promovendo reflexões sobre cada país representado: Brasil, África, Portugal, Japão e Itália.
      Ressaltando os milhões de africanos trazidos para o Brasil (Tripulantes de navios negreiros), entre os séculos XVI e XIX. Incluindo-se nesta caravana reis, rainhas, príncipes e  princesas, mais do que africanos eram vistos como escravos para trabalhar no Brasil colônia. A dança afro é considerada a mais antiga manifestação do ser humano(em forma de dança). Ela ainda hoje está viva em pleno processo de desenvolvimento.
      Os portugueses como “descobridores” do Brasil, que vieram para a colônia desde seus primeiros tempos de existência. Mesmo considerando-se apenas o período posterior a independência (1822), eles representavam a etnia  imigrante mais numerosa.
      Japão a primeira leva de japoneses chegou ao Brasil em 1908, através de um esquema de imigração subsidiada. Os japoneses concentraram-se no estado de São Paulo correspondendo a 92,5% o número de japoneses que entrou nesse estado entre 1909 e 1972.
      Os Italianos, começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de 70 do século XIX. As grandes áreas de atração de imigrantes italianos para o Brasil foram dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
      E desta forma mostramos um pouco da mistura da nossa raça por meio de relatos, músicas e danças onde tivemos o privilégio de contar com a presença de alguns moradores da vila o evento foi organizado pela professora: Angela Mª de Melo Lucena. E o aluno: Danilo de Souza Leão Paiva. Contando com o apoio de Ana Carolina Julião (Ornamentação), gestão escolar tendo a participação da professora: Maria Lucineide Pedro que preparou uma narrativa para os seus alunos: Carlos e Thayná.
       E assim resgatamos um pouco das crenças, variações lingüísticas, tradições culturais e artística de um povo formador da raça brasileira, com simplicidade e amor fomos capazes de definir o valor que tem a nossa Pátria amada.

 

 



                         

 






 




 




                                                                                         





 



 







 

Execução dos Hinos


                                           Homenagem ao Japão

                                       Diálogo Valorizando o Brasil

                                               Homenagem a Itália

  Homenagem a Portugal

                                                Misturas de Raças





 


Colaboração: Angela Lucena  e Danilo Paiva.
Postado por: Jullyene Karolynne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário