segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ensinamentos de Um excelente Mestre.



     Suas aulas mais pareciam uma festa, todos querendo aprender mas achando tudo muito complicado.A sua maneira de chamar a atenção dos alunos por toda aquela inquietação era muito divertida ele falava: Eita! Eita! Hoje estão fazendo um barulho danado. Silêncio!..Silêncio!..Desse jeito ninguém aprende nada...
     Pouco sei sobre ele, mas, do pouco que sei ,para mim é muito importante.
     Um  Professor Mestre  maravilhoso, amigo , autêntico ao ensinar “Latim”, especifico assim porque foi esta a disciplina que estudei com ele, mas também ensinava outras .
     A Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim FABEJA. Perdeu um excelente educador, pois Mário Maragon sabia conquistar os alunos sempre com uma expressão suave no rosto e um sorriso  acolhedor.
      Passou a  me chamar de cantora ,desde uma apresentação no 2º período do curso de Letras, onde entoei alguns louvores em Latim que tinha aprendido com a minha tia. Ele gostou e me disse que já havia sido padre, perguntou onde eu morava e quando respondi : “Jenipapo”Ficou  emocionado, disse que conhecia a igreja  de Santo Antônio, perguntou-me tantas coisas  à respeito da igreja, elogiou  a estrutura do altar e das imagens.Recordou  a história de Santo Antônio de Pádua.
   Convidou-me para cantar  os louvores em outras turmas e mesmo sentindo vergonha ,por ter-lhe muito respeito aceitei o desafio, são fatos que agente não esquece jamais .Eu cantava mesmo sem saber o significado, mas ele explicava e  valorizava a minha coragem  e atitude de apresentar algo de uma língua que eu não dominava .
      Em homenagem  ao magnífico trabalho do Professor Mestre, MárioMaragon, vou repassar uma das suas atividades de anotação em sala de aula.

       Pater Noster “Pai  Nosso”.( Tradução de  S. Jerônimo ) 300 – 350 p.c.

                 Pater  Noster
                 qui  es
                 in  coelis,
                 santificetur   nomem  tuum
                 advenniat  negrum  tuum
                 fiat  voluntas  tua
                 sicut  in terra  et  in coelo
                 Panem  nostrum
                 cotidianum  do  nobis  hodie
                  et  demitte  nobis  debita  nostra
                 sicut  et  nos  demitimus  debitoribus nostris
                 et  non  inducas  nos  in  tentationem
                 sed  libire  nos  a  malo.

                 Pater – patris  3º declin. m.s.
                 Noster – noster – a ,  um.

 
  Colaboração: Angela Lucena.
  Postado por: Jullyene  Karolynne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário