quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Professoras Muito Amadas na Comunidade.





                                                               Maria José Julião (Nininha)

                                                       


   
Há  algumas décadas  o processo de “ Ensino Aprendizagem”na Vila de Jenipapo foi liderado por uma excelente equipe de professoras.
    Personagens tão importantes no nosso contexto histórico e sócio educativo, que ao serem lembradas, percebemos  o carinho com que os seus ex- alunos e comunidade de um modo geral recordam fatos vivenciados na época, expressando os seus nomes com muito entusiasmo,afeto e saudades...
    Educadoras que sempre mantiveram o amor, o respeito, o compromisso, a vocação, a doação,enfim, a ética profissional e com isso conquistaram  espaços na formação de muitos cidadãos dignificados; na construção de novas técnicas de ensino e no padrão de vida social desse vilarejo, onde eternizaram os seus nomes. Não foram apenas simples educadoras mas, os instrumentos primordiais no crescimento e na valorização de um povo.
    Hoje existem pelo mundo afora muitos frutos  desta colheita passada; daqui saíram : Médicos, advogados, poetas,professores, enfermeiras, enfim, excelentes profissionais em diversas áreas, tendo como referência estas educadoras.
     Mesmo que alguns dos  primeiros educadores tenha usado o método da palmatória ( Sistema Rigoroso), que forçava os alunos a aprenderem a ler, escrever e contar.Há quem diga ainda hoje, que a palmatória era apenas uma forma de aprender mais rápido e dos alunos prestarem mais  a atenção as aulas.
     Sabemos que o método foi banido, que é um sistema inadmissível nos dias atuais visto como gerador de violência.( mas que foi um fato, um método utilizado há muitos anos atrás  no setor educativo).Não por todas que tiveram os seus nomes citados aqui ( Apenas algumas utilizaram). Só que era permitido na época sem a mínima intenção de agredir mas com o objetivo de avançar o processo educativo(  de tornar o aluno um agente multiplicador).
      Vivemos hoje o método construtivista, tendo a consciência de  que algumas metas do tradicionalismo impunhas mais respeito em outras épocas.
       Esses nossos educadores foram sem dúvidas a essência exaladora desde a raiz,  árvores que ramificaram e sustentam os bons frutos do processo educativo, social e cultural do nosso vilarejo até os dias  atuais.

       São elas :
       Altina Navaro Vasconcelos.
       Afra.
       Nãnu.
       Margarida.
       Maria Verônica da  Silva  Ramos Lima.
       Maria Celina Barbosa  Magalhães.
       Geralda  de Souza Leão Barbosa.
       Maria Laudicéia Cordeiro ( Céce).
        Edite  Cordeiro do Nascimento.
        Maria Odete  da Silva. ( Dete de Miguel).
        Antoinete  Caraciolo de Souza Leão.
       Zuleide Barbosa Magalhães.
       Maria José de Brito ( Zitinha).
       Ximena de Souza Leão.
       Maria da Conceição Souza Leão( Ceiça de dona Terezinha).
       Maria Odete de Souza Leão ( Dete de Wilson).
       Velúcia  Fernandes.
        Maria Marques ( Fátima de Liça).
        Gedalva  Maria.
        Josefa Pedro dos Santos.( Zefinha  Araújo).
        Marluce  Maria de Freitas.
        Maria José Julião ( Nininha).
        Maria da Conceição Julião da Silva ( Ceiça  de Diodécia).
 
     OBS: Sabemos  que outros educadores também fizeram parte dessa equipe, mas até o momento só foi possível  mencionar esses nomes, se acaso você conhece mais algum nos envie os nomes e se possível  fotos também, pois nunca será tarde para divulgar os construtores da nossa história. Sua colaboração será sempre “ Bem Vinda”!
      Perceba ainda que algumas estão com os nomes incompletos.

   Colaboração: Angela Lucena.
   Postado por : Jullyene  Karollyne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário